Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.
Neste mês os dias diminuem 52 minutos em Lisboa e 44 minutos no Porto.
O Povo Diz: Novembro à porta, geada na horta
Mês para se dedicar á castanha e á jeropiga , ao cachecol, á camisola de lã, sem esquecer que está ai o… Natal
1 de Novembro:
Dia de Todos os Santos
Em Lisboa quase que não ficou pedra sobre pedra depois do forte abalo de 1755. Por isso, a cidade que hoje conhecemos é outra, sendo a mesma.
Ano de 1755, sábado, 1 dia de Novembro, o dia de todos os santos amanheceu claro, luminoso e frio, sobre a velha cidade de Lisboa, os sinos das igrejas chamavam os fieis para a missa.
Por volta das 09h40m da manha, a terra começou a tremer e um ronco sinistro saiu das entranhas da terra. Os prédio desabavam, abriram-se enormes fendas nas ruas , pessoas engolidas aos gritos. O pesadelo durou cerca de 6 minutos. Para completar o quadro de terror, uma vaga de 9 metro gerada pelas aguas do Rio Tejo, abateu-se sobre a Baixa e o Rossio.O abalo terá atingido o grau 9 na escala de Richter, com epicentro, que se crê tenho acontecido a 200km do Cabo de São Vicente, o mesmo local do abalo de 1969.
Foi o um dos maiores sismos em Portugal, abrangendo também o Sul de Portugal.
O grande terramoto de Lisboa arrepiou a Europa , e sobre isso vários escritores dados á filosofia escreveram sobre o tema: Voltaire em: Candide e Poéme sur le desastre de Lisbonne O filosofo alemão Kant também lhe dedicou 3 textos.
Este desastre deu origem a um grande líder entre todos na sociedade portuguesa, o Rei D. José I, deu poderes absolutos para resolver a situação na capital, a Sebastião José de Carvalho, mais conhecido por Marques de Pombal , e resolver com um grande feito na capital.
È de lembrar que outros sismos de grandes dimensões fizeram-se sentir em Lisboa e sul de Portugal: em 60 a.c., em 1033, em 1356, em 1531 e em 1969. O de 1531 foi tão ou igual ao de 1755, mas menos falado devido aos afastamento no tempo e falta de informações concretas.
Depois da experiência do terramoto, o Rei D.José I , tinha medo de paredes de pedra e alvenaria e viveu os últimos anos em tendas e palácios de madeira., é compreensível !
Em 1957, neste dia - Nasce Carlos Manuel de Marques Paião cantor e compositor português. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa (1983), acabando por se dedicar exclusivamente à música.
No distante ano de 1512 abre ao publico a Capela Sistina em Roma onde pela primeira vez foi mostrado um fresco pintado no tecto por Miguel Ângelo , um dos maiores tesouros da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário