Páginas

25/04/2012

Um golpe muito Português… A revolução dos cravos




No dia 25 de Abril de 1974 as 00h30, quinta feira , a canção de Zeca Afonso "Grândola Vila Morena" , é transmitida pela Radio Renascença, é a senha para o arranque  do golpe militar contra o regime fascista e ditatorial que governava Portugal  á 48 anos, o mais antigo regime da Europa.







 
Pela manha, quando a maioria das pessoas antecipava mais um dia rotineiro dia de trabalho, o mundo português tinha-se virado ao contrario. Tanques, veículos blindados unidades de artilharia transportavam centenas de soldados .

Num assalto quase perfeitamente sincronizado, o exercito realizou um derrube triunfante. Toda a gente, o regime, o povo , foram apanhados a dormir.

 A Europa Ocidental testemunhou a sua primeira revolução desde 1848. 

O povo de Lisboa saiu á rua e manifestou-se desde o primeiro momento, milhares de homens, mulheres e crianças rodeavam os soldados, oferecendo vinho, cerveja e tabaco.

Uma mulher que acabava de comprar cravos no Rossio, não tendo outra coisa, ofereceu as flores aos soldados, que de imediato as colocou nos canos das espingardas G3, a arma mais utilizada pelo exercito português .

Era o símbolo que faltava, e correu mundo: o momento libertador de Portugal tornou-se conhecido como a Revolução dos Cravos

Mas… durante um ano Portugal , vai estar a beira da guerra civil, os partidos não chegavam a um entendimento . 

Um ano após a revolução democrática , 25 de abril de 1975, realizaram-se as primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte, primeiro passo para o pais ser de facto um pais democrático , para um futuro em liberdade, fraternidade, progresso e justiça social…

….já passaram 37 anos , mas a imagem mantem-se !!!

Miguel Portas


                                         Eurodeputado e fundador do BE, Miguel Portas

Uma homenagem a um cidadão combatente na política, direto, humilde e com honestidade intelectual 

Político, jornalista, escritor, economista de formação. “Uma vida intensa”
Miguel de Sacadura Cabral Portas nasceu em Lisboa a 1 de Maio de 1958, filho do arquiteto Nuno Portas e de Helena de Sacadura Cabral, economista e jornalista. Irmão de Paulo Portas, presidente do CDS-PP e ministro dos Negócios Estrangeiros; meio-irmão de Catarina Portas, jornalista e empresária. É também sobrinho-neto do aviador Sacadura Cabral.
Era membro da Comissão de Orçamento e vice-presidente da Comissão Especial do Parlamento Europeu para a Crise Financeira, Económica e Social


Aqui fica uma passagem na vida do cidadão Miguel, local onde tentava lutar pela igualdade de todos, EM BRUXELAS

 
Entrevista ao Expresso 23 julho 2011, AQUI